Projetos de Pesquisa
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES
Nome: INVENÇÕES, DESCOBERTAS E REINVENÇÕES DE UMA CIDADE BRASILEIRA – O RIO DE JANEIRO EM MOVIMENTO
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/07/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto tem como objeto a história cultural da cidade do Rio de Janeiro e parte da hipótese de que a cidade, por conta de suas tradições, apresenta um conjunto de diversidades que lhe conferem uma marca particular expressa, de forma concreta, na sua ambiência cultural através de seu sentido cosmopolita no qual se combinam várias culturas e etnia. Para desenvolver a pesquisa tomamos três caminhos distintos. O primeiro pretende dar conta das principais particularidades culturais através da história social e cultural da cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de interpretar suas características e produzir uma possível “teoria” da modernidade carioca. O segundo caminho pretende, olhando sempre para o primeiro, verificar essa diversidade através da avaliação dos processos de sociabilidade que se desenvolveram no campo da produção do espaço. O terceiro, na mesma linha do segundo, trabalharam com a gastronomia carioca, identificando a história e a formação dos hábitos alimentares, em especial, da comida de rua.
DIEGO ANTONIO GALEANO
Nome:“O reverso da moeda”. Crime, cultura e circulação de dinheiro nas cidades sul- americanas, 1890-1930
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento:CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral estudar a história da falsificação monetária e da circulação de dinheiro ilegal no espaço atlântico sul-americano, entre 1890 e 1930. O recorte geográfico se focaliza no espaço transacional constituído pelas rotas e conexões entre as capitais da Argentina (Buenos Aires), Uruguai (Montevidéu) e Brasil (Rio de Janeiro). O tema que esta pesquisa aborda está dividido em dois eixos problemáticos. Primeiro, uma história transnacional das práticas delitivas de fabricação do dinheiro falso. Neste caso, os objetivos são mapear as redes sul- americanas de falsificação do dinheiro e realizar uma história social dos falsificadores ou moedeiros falsos . O segundo eixo foca-se em uma história transnacional das representações sobre a circulação de dinheiro ilegal. Envolve o estudo de um conjunto heterogêneo de narrativas sobre diversos tipos de estelionatos, e a análise das figuras do passador de moeda falsa e do passador do conto do vigário . Cada um destes eixos problemáticos envolve uma escala de análise específica. O primeiro eixo requer um mapeamento do espaço atlântico sul-americano. O segundo se detém nos nós da rede, nas grandes cidades e seus espaços de encontros entre anônimos, através de micro- interações urbanas que se enredam nas expectativas dos sujeitos em torno da circulação do dinheiro. O estudo das formas ilegais do dinheiro, produzidas e distribuídas por complexas redes de falsários e estelionatários, é entendido aqui como um aporte à história sociocultural da economia monetária cotidiana e informal. Esta história requer uma análise minuciosa dos significados e dos usos sociais do dinheiro, estendendo-se além dos braços formais da economia do mercado destes países.
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
Nome: A Companhia de Jesus e os índios na capitania do Rio de Janeiro. Séculos XVI, XVII e XVIII.
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2008
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - CAPES
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Considerando que: (1) a organicidade da Companhia de Jesus deve ser articulada às experiências particulares das regiões onde a ordem se instalou, pois através de tal articulação é que poderemos conhecer as transformações promovidas pela história; (2) que a capitania do Rio de Janeiro teve uma dinâmica particular de ocupação e desenvolvimento que incidiu nas condições enfrentadas e nas estratégias escolhidas pela Companhia diante de seu projeto de missionação e (3) que uma análise centrada no papel exercido pela Companhia de Jesus na colonização da América portuguesa e, em especial, nas relações estabelecidas junto aos índios, é substrato axial para a reflexão sobre articulações de poder no processo colonizador, mas também material privilegiado para a reflexão sobre dinâmicas culturais, envolvendo valores e comportamentos. O projeto pretende: (a) Inventariar as estruturas tradicionais de ocupação e estabelecimento da Companhia de Jesus - colégio, aldeamento, fazenda , identificados como instrumentos de ação da ordem na Capitania do Rio de Janeiro, rastreando as trajetórias de cada uma de tais estruturas para elaboração de um guia institucional; (b) Promover levantamento de fontes sobre a Companhia entre o momento de criação da capitania no século XVI e a expulsão da ordem no XVIII nos acervos da cidade do Rio de Janeiro; (c) Inventariar e desenvolver reflexão sobre as práticas políticas e sociais da Companhia de Jesus frente aos índios na capitania; (d) Desenvolver uma reflexão sobre o lugar da Companhia no processo colonizador, observando alianças e antagonismos estabelecidas entre colonizadores, colonos e colonizados em função dos índios; (e) Gerar visibilidade sobre a atuação da Companhia de Jesus na capitania do Rio de Janeiro, criando suportes para uma avaliação/ composição de sua atuação na América.
FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER
Nome: Identidade narrativa e seus desdobramentos
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 04/03/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: A pesquisa é sobre a obra de Paul Ricoeur e suas relações com a História e a Literatura e envolve o problema do mal nas tragédias gregas e a identidade narrativa como mesmidade e ipseidade em textos literários e/ou históricos.
Nome:Literatura antiga e arte retórica
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 05/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Nessa pesquisa, procuramos nas narrativas antigas (gregas e romanas) a sua construção retórica, como possibilidade de acesso a uma ordem simbólica que tem sua autonomia e seu poder explicativo dentro de horizontes determinados historicamente. Como uma estrutura mãe, a retórica reúne imanência e transcendência Ela dá forma não somente à linguagem, como à conduta dos homens. Fornece também os instrumentos necessários para que os homens percebam suas próprias representações. Interrogamos, então, o contraste entre as epopéias homéricas e as tragédias gregas do século V como um caminho de análise retórica que se abre à compreensão das novas necessidades impostas pela experiência política. A retórica põe em circulação e faz durar as tradições e notadamente as tradições literárias. Que importam nesse projeto. Certamente as tragédias não substituíram as epopéias, mas permitiram que o alargamento político, criado pela democracia ateniense, exigisse novas formas de lidar sua tradição mítica. Tentaremos, assim, articular a matéria literária em suas diferentes formas e avaliar como serviram e construíram algum tipo de aprendizado. No caso do teatro trágico ateniense, apostamos que o alargamento da participação política e suas decisões vinham acompanhados da necessidade de algum tipo de aprendizado. O recurso da retórica como instrumento de compreensão teria o mérito de evitar toda projeção arbitrária dos esquemas atuais sobre um passado que sabia muito mais sobre si mesmo do que nós. Como arte da persuasão, a retórica atravessa o social, o político e o religioso compreendendo totalmente o fenômeno humano sem romper suas ligações com a filosofia, o direito, a moral e a teologia. Como arte da memória, ela religa as palavras às imagens, ela revisita os predecessores, registra os textos clássicos e organiza a experiência dos homens, como sugere Marc Fumaroli em seus trabalhos sobre a arte retórica.
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Nome: Poesia bíblica e utopia em Haroldo de Campos
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FACULDADES CATOLICAS (Bolsa PUC de Produtividade) FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de investigar, pelos caminhos específicos do projeto tradutório da poesia bíblica e do conjunto de reflexões teóricas que o acompanham, o modo como Haroldo de Campos repensou a relação entre poesia e história. Certamente, esta pesquisa não deixa à margem o papel central de sua tradução da Ilíada e o lugar da poesia grega no conjunto de suas reflexões sobre uma literatura universal. Entretanto, enquanto seu “tríptico bíblico” vem acompanhado de extenso conjunto de ensaios sistemáticos e notas explicativas, a publicação do poema homérico apresenta-se em voo solo. Assim, o conjunto bíblico se presta a uma melhor aproximação para um projeto de pesquisa que não pretende investigar a qualidade ou fidelidade das traduções, mas apenas os pressupostos e as justificativas teóricas que informam certo "ethos" do tradutor, fundamento imprescindível do projeto literário e historiográfico de Haroldo de Campos na última quadra de sua vida.
Nome: Sérgio Buarque de Holanda e a razão árcade
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar, na obra Capítulos de literatura colonial, os pressupostos teóricos de uma historiografia que busca dotar de sentido e significação o ideal árcade de racionalidade. Nesse sentido, são objetivos gerais do trabalho: a) analisar os modos de constituição de uma abordagem historiográfica que, entrecruzando história e literatura, assume uma feição teórica e normativa que esta pesquisa pretende identificar e analisar. b) investigar o lugar ocupado pelos Capítulos no interior de uma obra historiográfica que, repensando os elos entre tradição e modernidade, se contrapunha, nos anos 50, às pedagogias da prosperidade em gestação. Posto isso, e em relação à pesquisa atualmente em andamento, o objetivo específico deste projeto será este: analisar as fontes teóricas de Sérgio Buarque de Holanda e o impacto que elas tiveram em sua historiografia, notadamente as referências italianas (o filósofo napolitano Vico e o árcade romano Graviana, autores de obras fundamentais para se pensar uma poética árcade e um método de abordagem historiográfica para a poesia setecentista).
JOAO MASAO KAMITA
Nome: Projeto e contemporaneidade: teoria e prática da arquitetura e da cidade contemporâneas
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Projeto voltado para a investigação dos diferentes significados da ideia de Projeto no universo da arquitetura e da cidade contemporâneas. O objetivo é problematizar a noção e a prática do projeto arquitetônico a partir de dois movimentos básicos: o primeiro, de natureza mais teórica, através da interrogação sobre suas condições de emergência históricas, suas bases epistemológicas e seus limites de possibilidades atuais; o segundo, de natureza mais experimental, confrontando tais bases com o que é hoje seu objeto mais problemático – a cidade contemporânea.
JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Nome: Culturas históricas, culturas escolares e patrimônio histórico e cultural: perspectivas de análises e diálogos no ensino de história
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: A pesquisa diz respeito ao tema do patrimônio (histórico e cultural) e seus possíveis diálogos com o ensino de história na contemporaneidade. A partir da constatação de uma progressiva valorização e intensa proliferação de patrimônios, busca-se identificar as relações estabelecidas entre este fenômeno recente com a história, a memória e o ensino de história. Estudos e reflexões acerca das mudanças nos modos de conceber e sentir o tempo vem contribuindo para o esclarecimento das relações entre esses campos do conhecimento. Apesar da confirmação do entrelaçamento de tais domínios, a demarcação de suas especificidades se coloca como requisito fundamental para compreensão dos processos através dos quais se constituem o mundo social.
Nome:O ensino da história do Rio de Janeiro: memória e patrimônio
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/11/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: A proposta é a realização de um Seminário sobre o ensino da história do Rio de Janeiro, denominado O ensino da história do Rio de Janeiro: memória e patrimônio ancorado em dois eixos: o ensino da história sobre a cidade e a própria história do Rio de Janeiro em seus 450 anos. O projeto reúne em sua equipe professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da PUC-Rio com larga experiência na produção de livros e materiais didáticos para a educação patrimonial, bem como de oficinas voltadas ao ensino de história. Do mesmo modo, vem realizando eventos de natureza científica, especialmente na última década. A maioria da equipe é constituída por professores universitários da área de História, que, no início da carreira profissional, atuaram na educação básica. Preocupam-se com o desenvolvimento de reflexões e práticas sobre o ensino de História em diálogo com a historiografia, os usos sociais da memória e do patrimônio cultural e as potencialidades pedagógicas da História local. Esses historiadores integram os grupos de pesquisa do CNPq História de São Gonçalo: memória e identidade e Oficinas de História. O Grupo de pesquisa História de São Gonçalo: memória e identidade, liderado por Luis Reznik, se iniciou no município onde se encontra a Faculdade de Formação de Professores da UERJ e hoje é importante referência para o trabalho de pesquisa com a história de diferentes locais. O Grupo de pesquisa Oficinas de História, liderado pela proponente Helenice Rocha, dedica-se a pesquisas na área do ensino da História e busca contribuir para o aprofundamento de reflexões acerca deste campo de conhecimento, que vem merecendo uma crescente atenção no meio acadêmico.
Nome: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/11/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Pretende-se analisar o lugar que o tema do patrimônio cultural ocupa em mecanismos de planejamento institucionais das escolas, como no projeto político e pedagógico e nos planos de orientação curricular de cada disciplina, geralmente realizados a partir das propostas presentes nos PCNs, e nos planejamentos formulados diretamente pelos professores e mais comumente praticados no cotidiano das aulas, como planejamentos anuais, semestrais, semanais ou diários. Outro aspecto que tem estado no centro dos interesses da pesquisa diz respeito aos referenciais identitários dos alunos, grupos sociais em que estão inseridos, práticas socioculturais, relação com o espaço da casa, da escola e da vizinhança, enfim seu universo cultural, processo no qual os alunos, ao serem abordados, deverão ser mobilizados a identificar, levantar e manusear vestígios materiais e imateriais, como fotografias, objetos, músicas, práticas religiosas, entre outros, que tenham significado em sua História passada e presente. Foi estabelecida uma parceira com o Instituto de Educação Carmela Dutra. A escola está localizada no Bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, região marcada por uma expressiva presença do samba, do jongo e das religiões de matriz africana.
LARISSA ROSA CORRÊA
Nome: Relações sindicais Estados Unidos e América Latina: a atuação do sindicalismo norte- americano nas ditaduras militares do Brasil, Argentina e Chile
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: De modo geral, este projeto busca investigar a formulação da política internacional e atuação da AFL-CIO no Brasil, Argentina e Chile, por meio da observação das atividades do Iadesil, uma organização sindical criada em 1961 pela confederação sindical norte-americana, com fundos do programa Aliança para o Progresso e de grandes companhias norte-americanas. A pesquisa irá se limitar às décadas de 1960 e 1970, com foco nos períodos anteriores e posteriores aos golpes militares nessas regiões. O estudo tem como objetivo reunir análises sobre a história do trabalho, relações internacionais e política na América Latina.
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
Nome: Ecos Noturnos: culturas urbanas e comunicação cultural nas crônicas de Francisco Guimarães (1904)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto se propõe a investigar a série Ecos noturnos , publicada ao longo do ano de 1904 no jornal A Tribuna por Francisco Guimarães, o Vagalume . Pouco conhecido nos dias de hoje, Francisco Guimarães foi um dos mais populares cronistas no Rio de Janeiro da Primeira República. Nascido na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros, acompanhou ao longo de sua infância o processo de desmantelamento das antigas políticas de domínio senhorial. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-abolição, tiveram que buscar novos caminhos de sobrevivência e afirmação profissional o que conseguiu através de uma carreira jornalística explicitamente vinculada aos interesses e à linguagem dos trabalhadores cariocas do período, cujas práticas dançantes e carnavalescas, fez sempre questão de registrar. Ao se centrar na série a partir da qual deu forma pela primeira vez ao pseudônimo que o consagrou, esta investigação tenta entender como ele ajuda a configurar certa imagem sobre o universo das culturas próprias ao mundo dos trabalhadores no Rio de Janeiro, que seria posteriormente tomada como base de afirmação da própria cultura nacional.
Nome: No ritmo do Vagalume: clubes dançantes, sambas e nacionalidade na produção de Francisco Guimarães (1904-1933)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Pouco conhecido nos dias de hoje, Francisco Guimarães, o Vagalume, foi um dos mais populares cronistas e dramaturgos no Rio de Janeiro da Primeira República. Nascido na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros, acompanhou ao longo de sua infância o processo de desmantelamento das antigas políticas de domínio senhorial. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-abolição, tiveram que buscar novos caminhos de sobrevivência e afirmação profissional o que conseguiu através de uma carreira jornalística explicitamente vinculada aos interesses e à linguagem dos trabalhadores cariocas do período, cujas práticas dançantes e carnavalescas, fez sempre questão de registrar. A partir de sua trajetória e produção, este projeto se propõe a investigar o processo de afirmação de uma nova imagem da nacionalidade nos anos 1920 e suas contradições de modo a melhor compreender os processos através dos quais estes costumes e práticas foram transformados na base de uma vigorosa e ainda importante imagem da cultura brasileira consolidada a partir do início da década de 1930.
MARCELO GANTUS JASMIN
Nome: História universal, progresso e ação: história dos conceitos e teoria política na situação epistemológica contemporânea
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 05/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O presente projeto dá continuidade e amplia, criticamente, o trabalho que venho realizando acerca das relações entre a história dos conceitos e a teoria política, que se iniciou com o projeto Contextualismo lingüístico e história conceitual: o debate teórico-metodológico contemporâneo sobre a história da teoria política (CNPq, 2003- 2006), e recebeu desenvolvimentos teóricos e empíricos no contexto do projeto de pesquisa Teoria Política e História dos Conceitos: recepção e mudança conceitual, que se encerra em fevereiro de 2012 (CNPq) e em meu estágio pós-doutoral junto a Universidade de Stanford em 2008-2009. Em suas linhas gerais, trata-se de explorar: a) os limites e a produtividade da história conceitual para a elaboração da teoria política;< >os modos pelos quais as atividades de re-semantização e de inovação conceitual conformam horizontes de expectativas para a ação que se quer construtora de futuros;mais especificamente, os modos pelos quais o conceito de história e seus correlatos, ao articularem espaço de experiências e horizonte de expectativas (Koselleck), determinam aquilo que, no presente, é dado à ação poder desenvolver ou não; d) as conseqüências para o disposto nos dois itens anteriores se considerarmos verdadeira a hipótese de que o conceito de história, tal como concebido até recentemente, em termos iluministas ou hegelianos, como um processo universal de desenvolvimento (progresso) das capacidades ou do espírito humanos em direção a um télos passível de ser conhecido antecipadamente as Luzes, a felicidade, a liberdade , não é mais operativo na situação epistemológica contemporânea (Gumbrecht); e) as conseqüências desta última proposição para a teoria política, especialmente no que diz respeito à atualização ou re-semantização contemporâneas de valores que, nas concepções modernas de história, eram dados como temporalmente ultrapassados e anacrônicos;
HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FUNDEP/UFMGSituação do Projeto:EM ANDAMENTO
Descrição: Pesquisa a ser realizada, com outros seis pesquisadores (mestrandos de História e de Direito), em vários acervos documentais do Estado do Rio de Janeiro, para auxiliar aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei n. 12.528/2011, com a finalidade de examinar e esclarecer violações de direitos humanos no período entre 1946-1988, com especial atenção às graves violações cometidas por agentes estatais durante o regime ditatorial militar. O especialista planejará e coordenará a investigação nos acervos definidos como prioritários pela Comissão Nacional, será responsável pela análise e sistematização dos dados a partir dos relatórios parciais dos pesquisadores e pela elaboração dos relatórios finais.
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
Nome: A linguagem política do patriotismo à época das independências na América Ibérica - liberdades e cidadanias na experiência de autonomia.
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 04/03/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Indagação sobre as transformações de significado por que passaram os conceitos políticos basilares de liberdade e cidadão, quando articulados à linguagem do patriotismo empregada pelos contemporâneos no mundo ibérico, durante as lutas pela autonomia e pela soberania nas primeiras décadas do século XIX. Uma maior politização do termo pátria serviu de pano de fundo para essas ressignificações conceituais que começaram a ser observadas a partir do bloqueio napoleônico, das revoluções liberais ocorridas na Península, da busca de autonomia e soberania em distintas partes dos impérios ibero-americanos. A presença da linguagem do republicanismo nos projetos de autonomia propostos e ensaiados nesses anos (vitoriosos ou não), em meio às rápidas mudanças e inflexões políticas verificadas em distintas províncias americanas, foi denominador comum nos dois mundos: o hispano- americano e o luso-americano. Para analisar tais transformações conceituais, procedemos à análise comparada de discursos políticos de distintas abrangências e naturezas nas duas principais cidades do antigo Vice-reino do Prata, Buenos Aires e Montevidéu, ao longo das décadas de 1810 e 1820, e no caso do Império do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, durante os anos de 1820 e 1830. Trabalhamos a polissemia verificada nas falas de deputados representantes das duas partes dos antigos Reinos ibéricos (especialmente quando dos respectivos períodos de formação de juntas liberais, conselhos de regência e cortes); analisando comparativamente o significado daqueles conceitos e o seu uso nos registros deixados pelas autoridades e pelos revoltosos durante as insurreições e movimentos revolucionários que foram experimentados por essas três cidades ao longo das quatro primeiras décadas do século XIX. O exame dos discursos políticos e libelos publicados nos principais jornais e pasquins que circularam em cada uma delas também é efetuado para o aprofundamento dessa reflexão.
MARIA ELISA NORONHA DE SÁ
Nome:Intelectuais e a constituição de um novo vocabulário político na América Ibérica no século XIX
Linha de Pesquisa:TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração:HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início:05/03/2012
Natureza do Projeto:PESQUISA
Financiamento:CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto:EM ANDAMENTO
Descrição:Este projeto de pesquisa insere-se no âmbito da história intelectual e tem como tema geral o estudo comparativo entre o pensamento de alguns intelectuais considerados autores e atores privilegiados nos processos de independência e na construção dos estados nacionais na América Ibérica ao longo do século XIX. Pretende analisar como determinadas ideias, palavras e conceitos foram criados e/ou resignificados neste momento de construção de novas identidades nacionais e continentais, constituindo um novo vocabulário político no mundo ibero-americano. O objetivo é empreender uma análise comparativa das trajetórias e discursos de alguns dos principais intelectuais que participaram destes processos, mais especificamente na Argentina e no Brasil, como Mariano Moreno, Bernardo de Monteagudo, Manuel Belgrano, Juan Martín de Pueyrredón, José Bonifácio de Andrada e Silva, Frei Caneca, Hipólito José da Costa, José da Silva Lisboa, Silvestre Pinheiro Ferreira, entre outros. Trata-se aqui de investigar a história de alguns conceitos políticos chave neste período, tais como: liberdade, ordem, pátria, revolução, soberania, progresso, nação, monarquia, república, democracia, centralização, descentralização, federalismo, liberalismo, civilização, história, Estado.
Nome:Proyecto Iberoamericano de Historia Conceptual - IBERCONCEPTOS
Linha de Pesquisa:TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração:HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início:01/08/2007
Natureza do Projeto:PESQUISA
Situação do Projeto:EM ANDAMENTO
Descrição:O Proyecto Iberoamericano de Historia Conceptual, mais conhecido como IBERCONCEPTOS, tem como principal objetivo estudar de uma maneira sistemática, a longo prazo e a partir de uma perspectiva comparada, os mais importantes conceitos, linguagens, vocabularios, discursos e metáforas políticas que circularam no mundo iberoamericano ao longo dos últimos séculos. O trabalho se centra especialmente na fase crítica de transição para a modernidade que se estende desde as últimas décadas do século XVIII até meados do século XIX, período em que, não por casualidade, coincide com a fase crucial das revoluções liberais e de independência. Atualmente, na sua terceira fase, o projeto desdobrou-se em grupos, e a pesquisa está inserida no grupo Experiências de tempo nos séculos XVIII e XIX, cuja linha de trabalho tem como objetivo documentar e analisar históricamente o fenômeno da temporalidade durante os séculos XVIII e XIX.
Equipe: Javier Fernández Sebástian, Christian Edward Cyril Lynch, Fabio Wasserman, João Paulo Pimenta.
Nome: AMÉRICA LATINA, história, política, cultura e territórios
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 05/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O Projeto se dedica ao estudo das sociedades latino-americanas em sua especificidade histórica. Interessam para a linha as dinâmicas de transformação dessas sociedades. Suas investigações enfocam os atores e os processos de mudança social gerados, tanto no âmbito dos conflitos, quanto das mediações e das negociações, bem como sua repercussão na produção intelectual e no debate político contemporâneo. A linha de pesquisa contempla temas como contatos interculturais e políticos; movimentos sociais; os conflitos e as representações, o processo de produção de memória, migrações e mobilidade populacional; identidade nacional, identidades étnicas e relações interétnicas. O projeto desenvolve-se no âmbito do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias (Lehpi), registrado no CNPq e criado na Ufes em 1997. O Lehpi tem como objetivo desenvolver projetos e atividades voltados para a discussão de temas relativos à História das Américas, especialmente América Latina. O laboratório atualmente possui três linhas de pesquisa: 1) América Latina, história, política, cultura e territórios; 2) História das Ideias Políticas e 3) Espírito Santo: história e relações de poder.
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Nome: Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 04/03/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FACULDADES CATOLICAS (Bolsa PUC de Produtividade)
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Há na história de diversos países relatos de perseguição e banimento de minorias. O exílio de indivíduos vindos da Alemanha nazista e da Áustria anexada à Alemanha é, em si, muito peculiar. Sua diferença reside que na fuga em massa a população era significativa a presença de intelectuais, artistas, cientistas e literatos. Entre os 500.000 alemães e austríacos que buscaram o caminho do exílio, na Alemanha a partir de 1933 e na Áustria após o Anchlüss de 1938, estima-se que 16.000 encontraram refúgio no Brasil. Muitos desses exilados contribuíram decisivamente para a vida cultural e artística brasileira, entre eles, Otto Maria Carpeaux. Carpeaux produziu com intensidade no território de seu exílio. Universalista convicto e humanista de formação foi atropelado pela modernização conservadora das nações européias em crise. Para ele, a história é construída por homens, e a modernidade não é uma condição atrelada ao nacional. Na contramão da tradição brasileira, preocupada com a especificidade de sua brasilidade, esse exilado pertencia à outra história, àquela que remetia, parafraseando Stefan Zweig, aos momentos decisivos da humanidade. Tendo como horizonte a tradição ocidental, sua concepção de cultura e história permite vislumbrar um retrato do Brasil, que não se constrói pela exacerbação da nossa singularidade, mas pela nossa inclusão no fluxo intelectual da sociedade ocidental.
REGIANE AUGUSTO DE MATTOS
Nome: A dinâmica das relações entre as sociedades do norte de Moçambique e as do Índico no século XIX
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto tem por objetivo estudar a dinâmica das relações entre diferentes sociedades do litoral e do interior do norte de Moçambique e as localizadas no Oceano Índico, como Zanzibar, Comores e Madagascar, durante o século XIX, a partir de amplos espaços culturais, políticos, linguísticos, religiosos e de trocas comerciais. Este objetivo geral desdobra-se em dois eixos de análise: a.) a circulação de pessoas e o intercâmbio de saberes, práticas e produtos; b) o processo de incorporação de agentes exógenos a essas sociedades.
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Nome: Elaboração da Personalidade e Relações de Amizade: Joaquim Nabuco, Oliveira Lima e Mário de Andrade
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto tem a intenção de examinar a maneira pela qual alguns intelectuais brasileiros, de gerações diferentes, modelam a sua identidade por intermédio de uma série de textos de caráter confessional, como memórias, diários, relatos de viagem e sobretudo cartas. Para tanto, pretende-se considerar no início do século XX personagens como Oliveira Lima e Joaquim Nabuco – este último objeto exclusivo da minha pesquisa anterior –, comparando-os com alguns dos integrantes da geração modernista, como Mário de Andrade e alguns dos seus mais destacados correspondentes, caso de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
Nome:Subjetividade, Religião e Política em Joaquim Nabuco
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/01/2011
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo examinar a reflexão de Joaquim Nabuco a partir das suas obras de cunho mais pessoal, com destaque para Minha Formação, que, publicada originalmente em 1900, ainda que reunindo textos redigidos desde 1893, grosso modo, converte-se em uma das primeiras e mais significativas autobiografias na tradição do pensamento brasileiro.
RONALDO BRITO FERNANDES
Nome: Historiografia da arte e da arquitetura
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto investiga textos fundadores da história da arte e da arquitetura procurando encontrar seus fundamentos teóricos, seus nexos argumentativos e suas reverberações no campo cultural de sua época e seu modo de recepção. Num primeiro estágio, os dois momentos fundadores da disciplina da História da Arte são abordados.
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Nome: O objeto da arte contemporânea e o legado crítico dos anos 1960 e 1970
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O projeto visa investigar as bases conceituais e históricas de um impasse que afeta decisivamente a produção e a recepção crítica da arte na contemporaneidade, fruto tanto da crise dos valores artísticos associados à modernidade quanto da insuficiência crítica das posições ditas pós-modernistas. A dificuldade maior que se apresenta, nesse contexto, é a superação de um aparato interpretativo gestado ou privilegiado durante as décadas de 1960 e 1970 e que ainda norteia as expectativas críticas a respeito da arte contemporânea. São exemplos disso as dicotomias contemplação versus participação e autonomia versus heteronomia. Pretende-se investigar tanto a produção de categorias que norteavam a produção e a crítica da arte nas décadas citadas – através de uma análise comparativa da produção brasileira em relação a desdobramentos artísticos na Europa e nos Estados Unidos – quanto a persistência dessas categorias em produções artísticas e críticas mais recentes, atentando sobretudo para as contradições que envolvem tal persistência num contexto histórico e cultural consideravelmente diferente. Não se trata, enfim, de desconsiderar tais categorias, mas de compreender seus limites, de modo a refletir sobre sua relevância ou seu esgotamento no presente, e de recolocar suas questões centrais de forma mais produtiva. Em suma, e tomando como ponto de partida o caso brasileiro, este projeto pretende pesquisar em que medida a arte hoje continua determinada por categorias poéticas e críticas oriundas das décadas de 1960 e 1970, e se a arte contemporânea, em tal situação, permanece criticamente fértil ou se encontra diante de um impasse.
SERGIO HAMILTON DA SILVA BARRA
Nome: A colonização do sertão na construção do novo império português na América (1808- 1822)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende analisar as medidas tomadas pela Coroa portuguesa, entre 1808 e 1821, no sentido de promover a colonização dos ainda vastos sertões da colônia e de buscar a integração política das diferentes regiões surgidas do processo de colonização portuguesa da América. Medidas consideradas fundamentais para a efetivação do projeto político de reconstrução do império português a partir da sua mais próspera colônia, posto em prática a partir da transferência Família Real portuguesa para o Rio de Janeiro. Para tanto, pretende discutir o significado que o conceito de sertão assumia para os habitantes da América portuguesa no início do século XIX. Buscando entender como a representação social desse espaço engendrava práticas sociais com relação aos seus habitantes originais: indígenas, quilombolas e outros grupos sociais marginais ao processo de colonização, os quais era necessário pacificar para que se pudesse realizar aí o povoamento e o desenvolvimento da produção e do comércio. Estes últimos entendidos, por sua vez, como vetores de difusão da Civilização. O trabalho privilegia a leitura dos roteiros de viagem, mapas populacionais e notícias sobre a pacificação das nações indígenas, publicados pela Impressão Régia do Rio de Janeiro entre 1808 e 1821. Essas publicações buscavam, a partir de um modelo ilustrado de intervenção na realidade, difundir um melhor conhecimento a respeito do estado de colonização dos sertões da colônia, colaborando com os esforços encetados pelo Estado português nesse sentido.